Sobre

No caminho de amadurecimento da relação indissociável entre a vida Cristã e o cuidado com a casa comum, a Igreja no Brasil tem sido referência na produção teológica, na mobilização comunitária e, com isso, na promoção de processos e ações de conversão ecológica e de defesa dos territórios e dos povos.

Inserida neste contexto, a Campanha Laudato Si' surgiu como uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em cooperação com o Movimento Laudato Si' e a Rede Eclesial Pan-Amazônica, que tem por objetivo geral comunicar e aprofundar na Igreja do Brasil, através de ações e processos, a capilaridade da mensagem que o Santo Padre o Papa Francisco publicou na Carta Encíclica Laudato Si': sobre o cuidado com a nossa casa comum.

O estímulo inicial para congregar as forças que estão reunidas em torno desta Campanha se deu com o lançamento do filme “A Carta: uma mensagem pela nossa Terra”. A obra foi organizada pelos Dicastérios para a Comunicação e para a Promoção do Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com apoio do Movimento Laudato Si’, e é uma realização da produtora Off The Fence. O documentário foi interpretado como um recurso indispensável para reanimar a Igreja do Brasil com a pauta da Ecologia Integral e do enfrentamento às mudanças do clima.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tendo em vista o objetivo geral de resgatar, animar e comprometer a comunidade Católica com o cuidado com a nossa casa comum, assumem-se especificamente os seguintes objetivos:

  • Difundir amplamente o documentário “A Carta: uma mensagem pela nossa Terra” como uma estratégia de sensibilização e mobilização do universo religioso, especialmente Cristão Católico, de modo a engajar as pessoas em ações de denúncia e profetismo frente às mudanças do clima e a crise socioambiental;

  • Promover a Ecoespiritualidade como uma fonte de conversão ecológica;

  • Apoiar iniciativas de socialização e produção teológica fundamentadas na Ecoteologia;

  • Instigar processos formativos nas Prelazias, Dioceses, Arquidioceses e nos Regionais para fortalecer e criar ações de cuidado e defesa da nossa Casa Comum;

  • Fomentar, junto às organizações e instituições apoiadoras da Campanha, a criação e a adesão de processos de enfrentamento às mudanças do clima e a crise socioambiental;

  • Estimular e promover a incidência política através da ação pastoral das Comunidades Missionárias em todos os entes federativos, bem como através de articulações a nível nacional;

  • Planejar e celebrar os 10 anos da publicação da Carta Encíclica “Laudato Si': sobre o cuidado com a nossa casa comum” e os 800 anos do Cântico das Criaturas;

  • Articular, preparar, promover e apoiar iniciativas de participação ativa da Igreja, junto à sociedade civil, na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).


PERÍODOS DE MOBILIZAÇÃO

Como estratégia de Campanha adotaram-se três períodos principais de mobilização: a Semana Laudato Si’ (21 a 28 de maio 2023), foi o primeiro deles, seguido do Junho Verde e, por fim, o Tempo da Criação (01 de setembro a 04 de outubro de 2023).

Em cada um desses períodos considerou-se um enfoque territorial e de público específico. Para a Semana Laudato Si’ considerou-se a importância de forjar uma maior visibilidade para a proposta e, por isso, simultaneamente se difundiram propostas de ação para atividades em escala local, enquanto também foram preparadas atividades nacionais. 

Já para o Junho Verde, considerando que se trata de uma proposta cujo protagonismo é da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, através da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, o grupo que compõem a Campanha Laudato Si’ comprometeu-se em contribuir com a difusão das atividades que foram propostas e com a mobilização dos seus interlocutores para a adesão do mês temático. 

Por fim, pretende-se que no Tempo da Criação o direcionamento dos esforços possa se voltar novamente para as escalas locais e nacionais, porém, nesse período dando enfoque especial às ações nos territórios e em vista da vida cotidiana dos públicos engajados com a pauta.


Cordialmente,

Núcleo Gestor da Campanha Laudato Si’.


Pages